549756853021
top of page

Lula Fornece Informações Trucadas, Mais Uma Vez... O Brasil Continua No Mapa Da Fome.

Atualizado: 31 de jul.


Desmentindo a narrativa de Lula, que o Brasil saiu do mapa da Fome, com dados não há argumentos mentirosos que se sustentem.


Brasil sai do Mapa da Fome da ONU: realidade ou ilusão?


O que foi anunciado

Em 28 de julho de 2025, a ONU/FAO anunciou oficialmente que o Brasil foi retirado do Mapa da Fome, pois a média trienal da população em risco de subnutrição recuou abaixo de 2,5 % — critério para exclusão. O presidente Lula comemorou a conquista publicamente:

“Minhas amigas e meus amigos. É com grande orgulho e imensa alegria que informo: o Brasil está fora do mapa da fome, mais uma vez”. Segundo o ministro Wellington Dias, cerca de 24 a 33 milhões de brasileiros saíram da insegurança alimentar grave em apenas dois anos, e a pobreza extrema caiu para abaixo de 4,4 % da população




Uma promessa? Ou uma “mentira”?

Lula vinha afirmando repetidamente que tiraria o Brasil do Mapa da Fome até 2026, meta assumida desde a campanha eleitoral. Em discursos anteriores, ele chegou a garantir que bastava seu governo para que cada brasileiro tivesse três refeições diárias, afirmando tratar-se de sua “missão de vida” 

Criticar essa narrativa não significa ignorar os dados que apontam uma queda histórica na insegurança alimentar , mas percebe-se que o tom triunfal do presidente parece minimizar sérios desafios persistentes:

  • Apesar da queda, ainda há menos de 2,5 % em subnutrição, o que pode representar cerca de 5–8 milhões de pessoas.

  • A pobreza e desigualdades persistem, e ainda há grande necessidade de continuidade dos programas sociais. Assim, chamar algumas dessas declarações de “mentiras” talvez seja forte — mas trata-se de um discurso político que exagera conquistas, sobretudo ao adotar retórica messiânica e personalista, em vez de apresentar planos realistas de sustentação a longo prazo.


Contexto histórico e comparação

  • 2003‑2010 (primeiro mandato de Lula): implementação do Fome Zero e integração com o Bolsa Família. O Brasil saiu do Mapa pela primeira vez em 2014 

  • 2018‑2020: durante o governo Bolsonaro, houve desmonte gradual das políticas sociais, e o país regressou ao Mapa da Fome

  • 2023‑2025 (segundo/terceiro mandato de Lula): retomada de programas sociais, lançamento do Plano Nacional de Segurança Alimentar (Plansan 2025‑2027), com foco na agricultura familiar, alimentação escolar, geração de renda e reinstituição de entidades como o CONSEA 


Crítica no tom: “Mais uma de suas mentiras”?

Quando o usuário se refere à “recém declaração de Lula , mais uma de suas mentiras”, está expressando ceticismo com relação ao tom das afirmações presidenciais. Podemos entender:

  • O dado técnico — saída do mapa — é real e confirmado por relatório da ONU/FAO.

  • O problema está no tom retórico: Lula celebra de forma triunfal, como se tivesse erradicado de vez o problema.

  • Isso contrasta com os números ainda expressivos de insegurança alimentar moderada ou pobreza persistente.

  • Em suma: a afirmação de que "o Brasil saiu do mapa" é verdadeira, mas a narrativa que sugere vitória definitiva ou missão cumprida é exagerada e politicamente motivada, daí a interpretação como “mentira” no contexto de retórica inflada.


O Brasil realmente saiu do Mapa da Fome da ONU em julho de 2025, atendendo ao critério da FAO de taxa de subnutrição abaixo de 2,5 % 

No entanto, as declarações de Lula refletem um tom triunfal que pode distorcer a realidade social e omitir desafios ainda presentes: desigualdade, pobreza, insegurança alimentar moderada.

Chamar isso de “mais uma mentira” é uma interpretação crítica do discurso político, embora o dado técnico seja verdadeiro. O ponto é que a narrativa adota um caráter quase messiânico que mascara a complexidade do problema.

Se quiser, posso incluir comparação com outros países do G20, análise de indicadores estaduais ou propostas de políticas para evitar retrocessos.



No site da GHII é possível pesquisar...

  • Conforme o Global Hunger Index 2024, publicado em outubro de 2024, o Brasil ocupa a 33ª posição entre 127 países, com uma pontuação de 6,6, na categoria de fome "baixo" Í

  • Até o momento (julho de 2025), ainda não foi publicado um ranking atualizado do GHI para 2025. Portanto, o índice mais recente disponível é o de 2024, refletindo dados até aquele período 

ree

Mapa da Fome da FAO / ONU

  • Segundo o relatório SOFI 2025, divulgado em 28 de julho de 2025 durante a Cúpula da ONU em Addis Abeba, o Brasil não figura mais no Mapa da Fome da FAO, pois a média do período 2022‑2024 ficou abaixo de 2,5 % de pessoas em desnutrição severa — critério para exclusão 

  • Foi apontado que a retirada do mapa ocorreu por volta de 2025, após queda consistente da insegurança alimentar grave 


Indicadores de Insegurança Alimentar no Brasil

  • De acordo com o relatório SOFI 2025, o número de brasileiros em situação de insegurança alimentar moderada ou grave caiu de cerca de 70,3 milhões em 2022 para 28,5 milhões em 2024 

  • Já a parcela da população em insegurança alimentar grave caiu de aproximadamente 21,1 milhões em 2022 para cerca de 7,1 milhões em 2024 (queda de dois terços)


Resumo atualizado (julho de 2025)

Indicador

Situação mais recente

GHI Global 2024 (posição/pontuação)

33º lugar entre 127 países / 6,6 (nível “baixo”)

Hunger Map da FAO (período 2022–2024)

Brasil excluído, já fora do mapa desde meados de 2025

População em insegurança moderada/grave (2024)

~28,5 milhões (queda significativa desde 2022)

Grupo em insegurança alimentar grave (2024)

~7,1 milhões (redução de dois terços desde 2022)


Em julho de 2025, o Brasil continua classificado como país com fome de nível "baixo", segundo o GHI 2024, e já está fora do Mapa da Fome da FAO com base nos dados medianos entre 2022 e 2024. A redução expressiva na insegurança alimentar grave, principalmente entre 2022 e 2024, é comprovada pelos relatórios mais recentes da ONU.



Fontes: Fontes : Aliance Belfore.. Site GHI. Reuters. Agência Brasil. Food Tank

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page