• MOSTB Editora

Você entende a importância da pesquisa de clima

Existem varias visões sobre o tema e com certeza várias maneiras de se aplicar uma pesquisa de clima, mas você 'gestor' sabe exatamente a importância dessa ferramenta que aponta as falhas e as deficiências nos processos na empresa?


Pesquisa de Clima - A aplicabilidade da pesquisa de clima só alcançará a sua eficácia se houver verdade nas perguntas feitas, como na integridade das correções.

Cada organização possui suas necessidades para o seu bom andamento. Mas esse processo de desenvolvimento pode sofrer interferências quando o clima organizacional é afetado pelos seus colaboradores. Entender as necessidades dos colaboradores é fundamental


O conceito de clima organizacional envolve fatores estruturais, como o tipo de organização, tecnologia utilizada, políticas da companhia, metas operacionais, regulamentos internos, além de atitudes e comporto social que são encorajados ou sancionados através dos fatores sociais.


Todas as vezes que as pessoas não sabem o porquê do que se pede, automaticamente cria-se um estigma negativo de que algo de ruim está por vir. Sendo assim, sugere-se que antes de iniciar a pesquisa que seja feita uma reunião com os colaboradores, para que se esclareça objetivo da pesquisa.


Um dos pontos a ser salientado é que todos os colaboradores devam preencher a pesquisa sem receio de represarias ou punições. E ainda, os funcionários devem ser conscientizados para que caso algum deles queira se manifestar de forma mais direta, isso pode ser feito por meio da folha avulsa, que tem como finalidade receber relatados observações, comentários, reivindicações, queixas, críticas, sugestões ou elogios a algum dos itens que constam ou não constam nas fichas de pesquisa, à empresa, ao departamento ou à seção onde o funcionário trabalha, ao seu chefe imediato, à hierarquia a que o funcionário está subordinado ou a algum de seus membros, ao sistema de trabalho, às instalações, às condições de trabalho, às normas de trabalho, ao tratamento recebido de seus superiores, aos colegas de trabalho, ao ambiente de trabalho, etc.


Os modelos de estudos sobre clima organização, tem objetivo de fornecer ferramentas apara a criação de uma ficha de pesquisa de clima. Os critérios para a criação da ficha, se dividem basicamente em duas partes, mas podem e devem ser elaboradas de forma a levantar as necessidades da empresa.

Primeira Parte – Texto explicativo, sobre o que é, porque e qual a real finalidade da pesquisa de clima. Observação. Numa organização de grande porte, não seria possível que houvesse sempre uma reunião com objetivo de se explicar o objetivo da pesquisa. Para otimizar o processo (a aplicabilidade da pesquisa), um texto explicativo se fez necessário.

Segunda Parte – A pesquisa poderá ser dividida em três partes, assim podemos ter uma visão de elementos que influencia interna e externamente o colaborador e o que ele também pensa nos é muito importante. Sugere-se a criação de terceira ficha com espaço para sugestões, criticas etc. Os dados coletados de forma separadamente, propicia uma visão gráfica mais assertiva, oferecendo uma melhor visão de onde deve-se haver correção, seguindo uma escala gráfica de prioridades.


A criação de uma boa ficha de pesquisa é extremamente importante. Atenção aos pequenos detalhes, fará total diferença para as devidas aplicações.


Texto Equipe SetoRH

Revista SetoRH Para Uma Melhor Gestão de Pessoas. 40ª Ed.

Imagem: Banco de Imagem internet

ANUNCIE


FORMAS DE PAGAMENTOS

SAC - PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

 

REPRESENTANTES

​© Copyright 2010/2019 - Todos os direitos reservados www.mostb.com