• MOSTB Editora

Treinamento Organizacional

AÇÕES

Treinar e desenvolver pessoas e processos, uma constante ação para que sejam atingidas a excelência e a qualidade do que se propõe oferecer ao mercado. Nada são 100% para que não possa ser melhorado.



Para tratarmos desse tema falaremos sobre duas vertentes que se complementam: o desenvolvimento corporativo através de treinamento em grupos organizacionais e a segunda apontaremos para as iniciativas de treinamento, também coordenadas pela área de treinamento e desenvolvimento, porém aplicada e forma ampla, atingindo todas as áreas da organização. As ações corporativas de treinamento têm por objetivo:

¨ Gerar um entendimento comum de um determinado tema.

¨ Alinhar as expectativas de gestão na empresa como um todo.

¨ Direcionar a performance da empresa a novos patamares.

¨ Demonstrar os investimentos em desenvolvimento organizacional.

¨ Especificar conhecimentos necessários para novas etapas de carreira.

Vários são os motivos para que sejam aplicadas as ações de treinamento, entre elas destacam-se a introdução de novos conceitos de gestão no mercado por consultores ou especialistas em gestão ou a necessidade de alinhamento corporativo com as práticas globais da organização.

O Desenvolvimento Organizacional é aplicado com objetivo principal de levar informações. Treinar é desenvolver. E, desenvolver é criar mecanismos para que se atinja a qualidade.

A estrutura necessária para o uso das técnicas de aprendizado se dá a partir do momento em que a área de treinamento e desenvolvimento esteja estabelecida dentro da empresa e a cultura para suas práticas estejam bem definidas. As ações de treinamentos devem ser planejadas para as necessidades corporativas identificadas na pesquisa de clima.


De posse dessas informações é de responsabilidade do RH validar as ações junto a diretoria da organização, buscando a conscientização do que se propõe a importância dessa ferramenta para eliminar desperdícios e minimizar gastos.

É sabido que muitos gestores ainda enxergam o treinamento como uma fonte de gastos sem retorno a curto prazo. Porém, essa mentalidade deve ser combatida pois sabemos que os gastos ainda são bem maiores quando há desperdícios nos processos. A consistência em relação ao planejamento do treinamento, volta para o chamado ‘investimento nos processos de desenvolvimento’ e devem ser dedicados recursos financeiros para as iniciativas previstas; a mensagem a ser dada para toda a corporação em relação ao que se deseja ver implantado tenha total eficácia e comprometimento de todos os envolvidos.

Tendo o endosso da diretoria para o treinamento, e tendo criado o departamento de treinamento e desenvolvimento é necessário que haja uma comunicação clara, direta e objetiva junto a todos os que serão envolvidos. Desenvolva reuniões entre os gestores e líderes, transforme esses em multiplicadores da importância do desenvolvimento de todos no processo de treinamento, sendo que cada um terá papel fundamental para as mudanças dentro da organização.

Sugestões de publicidade e comunicação dentro da organização:

- Produza folders e panfletos explicativos;

- Encaminhe e-mails diárias sobre o qual é importante o desenvolvimento interpessoal;

- Promova jogos internos de desenvolvimento;

- Valorize a comunicação entre líderes, pares, subordinados.

- Valorize as ideias apresentadas, sem distinção de cargos. De voz a todos.


Case. A empresa Ericsson em 2017 ofereceu treinamento a quase 100 mil colaboradores em todas as suas unidades no mundo. O treinamento constituiu em conscientizar sobre o resgate e a importância da Ética e Condutora nos negócios. “Para garantir que todos os aspectos do CoBE - Código de Ética nos Negócios e CoC – Código de Conduta, sejam respeitados pela nossa equipe e parceiros comerciais no mundo, a Ericsson implantou e ofereceu treinamento e-learning Código de Ética Empresarial. Como parte do processo foi lançado um vídeo interno o VIVER CoBE, que fez parte de uma campanha de informação mais ampla. O vídeo teve como finalidade fornecer um breve resumo do que o código significa para a empresa Ericsson, e incluiu exemplos, como estudos de caso e outros materiais para ajudar os funcionários a ter uma escolha de comportamento mais correto e justo.” Texto: Realise Ericsson | Sustainability and Corporate Responsibility Report 2017. Publicado no portal www.mostb.com/portaldenoticias tradução equipe MOST.

Diante esse exemplo de treinamento, busque a melhoria continua dentro da sua organização e desenvolva processos com maior eficácia, mais agilidade e comprometimento de todos.

Texto: Linda Borges

Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe - Steve Jobs


#treinamentoedesenvolvimentodeequipes #treinamentoedesenvolvimento #desenvolvimentoorganizacional #mostbconsultoria #consultoriaedesenvolvimento #mostbeditora #revistasdigitais #mostbeditora #preservaçãorealdomeioambiente

ANUNCIE


FORMAS DE PAGAMENTOS

SAC - PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

 

REPRESENTANTES

​© Copyright 2010/2019 - Todos os direitos reservados www.mostb.com