• MOSTB Editora

Treinamento e Desenvolvimento Humano

Entender o conceito e a importância do Treinamento e Desenvolvimento dentro das organizações é o primeiro passo para que haja modificações comportamentais reais no sentido de melhoria e qualidade, pois ambos os temas caminham para o desenvolvimento integrado de uma organização.


Entender, desenvolver e motivar pessoas esse ainda é o desafio do setor de Treinamento dentro de qualquer organização.

O estudo sobre o comportamento organizacional foca no melhor entendimento entre as partes, colaborador e organização. Conhecer o colaborador, suas qualidades, suas habilidades, seus anseios, suas necessidades e sua produtividade. (Pelos estudos apresentados no século passado, percebe-se a melhoria e desenvolvimento dos colaboradores não é um fator dos tempos atuais. Um dos primeiro estudos voltados para esse conhecimento se deu em Haswthome, realizados em 1927 e 1932, na fábrica da General Eletric, Chicaco – USA). Experiência sobre a influência da iluminação na produtividade. Essa pesquisa foi uma descobertas sobre a importância do estudo do comportamento humano nas organizações.


A partir desse momento, viram-se necessárias outras pesquisas e acabou-se percebendo a necessidade de treinamento nas organizações. Nasce a partir daí a forma de melhorar a produtividade de uma organização.


Contudo é bom saber que, mudanças causam medo, tudo que é novo causa expectativa e insegurança. Por isso treinar é necessário, o processo de treinamento possibilita o aumento de conhecimentos individuais, cria-se a padronização e eficiência nos processos. A criatividade aflora novos conceitos, avança se um novo degrau. Uma observação se faz necessária: O congelamento no avanço de um processo também pode ser verdadeiro e às vezes necessário para que se haja assimilação do novo processo.


Entre os maiores benefícios dos colaboradores que passam por treinamentos, está a satisfação desses em ser valorizado pela empresa a qual trabalha., não esquecendo, é claro, da boa política de estabilidade e participação em lucros e resultados que a organização venha a oferecer. Quando um colaborador se sente integrado e valorizado, produz mais e com melhor qualidade. Isso quer dizer que a satisfação do funcionário que determina seu desempenho.


O campo do Comportamento Organizacional é amplo e complexo. Com conceitos e estruturas que devem ser analisadas e estruturadas de acordo com as necessidades da organização. Segundo o os autores do livro Fundamentos do Comportamento Organizacional (GRIFFIN; MOORHEAD. 2006), avançando nos estudos comportamentais, entendeu-se também que pessoas possuem necessidades diferentes. Pode até ser que trabalhem sozinhas, mas com certeza esse interage em algum momento com a organização e isso deve ser levado em consideração quando mensurada a sua produtividade e sua satisfação.


Entender, desenvolver e motivar pessoas, esse ainda é o desafio do setor de Treinamento dentro de qualquer organização.


Texto: Linda Borges

Imagem: Banco de Imagens Internet


ANUNCIE


FORMAS DE PAGAMENTOS

SAC - PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

 

REPRESENTANTES

​© Copyright 2010/2019 - Todos os direitos reservados www.mostb.com