• MOSTB Editora

Recrutamento Voltado Para a Multitarefas

Cada vez mais solicitado o perfil multitarefas, porém um perfil cada vez mais inatingível. O debate agora é uma revisão desse tipo de profissional.


— Será mesmo que ele é essencial para uma organização?

— Ser multitarefas ou o ter um perfil generalista cabe dizer que esse profissional possui excelência em tudo o que faz? ou

— Será que estamos querendo maximizar o perfil do profissional e estamos criando um profissional inatingível?


Para especialistas mais experientes em recrutamento e seleção o conselho é “Interrompa a multitarefa para melhorar a produtividade do recrutamento”.


Um artigo recente de Devora Zack, autora, consultora e coach ( myonlyconnect.com), destaca alguns dos mitos que não conseguimos reconhecer pelo que são. Zack diz: “Multitarefa é um mito. O cérebro está preparado para fazer uma coisa de cada vez. Quando pensamos que somos multitarefas, estamos realmente envolvidos no que os neurocientistas chamam de 'troca de tarefas' — alternando rapidamente entre as tarefas. ”


Portanto, talvez, não tenhamos todos os super poderes que supomos ter. Talvez recrutadores de seleção tenham que aprender a dizer “Não” na hora de formar um perfil para ser recrutado.


Especialistas em neurociência e psiquiatras garantem que quando um indivíduo que se dedica a uma tarefa em específico, produz mais e melhor, com mais eficiência e eficácia. Ele se torna mais focado e menos distraído.


E, por outro lado, as empresas precisam entender que profissionais com excelência possuem limites, o excesso de trabalho neural leva, inevitavelmente ao canso mental; perda de memória; depressão; ‘stress’ físico; baixa imunidade e se torna o principal desencadeante de doenças psicossomáticas e até mesmo ao suicídio.


A OMS — Organização Mundial da Saúde publicou nos anos 80 que a doença que mais afastaria os colaboradores de seu local de trabalho seria a depressão e doenças psicossomáticas. Quase 40 anos depois, estamos vivenciados essa realidade e algo precisa ser repensado urgente.


Reflita.

Texto: Linda Borges

ANUNCIE


FORMAS DE PAGAMENTOS

SAC - PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

 

REPRESENTANTES

​© Copyright 2010/2019 - Todos os direitos reservados www.mostb.com