• MOSTB Editora

RECRUTAMENTO

Tecnologias...

A área de Recrutamento e Seleção se depara com as mudanças que estão gerando cada vez mais dificuldades na hora de selecionar candidatos.



As novas tecnologias e os constantes aprimoramento das profissões estão impossibilitando a contratação de profissionais que possuam as qualificações exigidas para os cargos existentes. Antes um técnico operacional, que era chamada de chão de fábrica, bastava saber apertar parafusos, fazer manobras rápidas e precisas com determinadas maquinas e estava tudo certo. Os tempos são outros, agora esses operários de linha de produção, praticamente não existem mais e, ou estão sendo substituídos por robôs. Onde antes existiam 30, 40 operários, agora basta apenas dois a 4 profissionais especializados para operarem as maquinas que são todas programadas de forma digital. E essa é a tendência, substituir mão de obra humana por robôs ou computadores.


Um bom relato dessa mudança profissional foi mostrado no filme “ Estrelas Além do Tempo” quando foi contado a trajetória de mulheres negras que entraram para a NASA. Em um dos capítulos do filme, relata-se claramente um grupo de mulheres aprendendo a operarem um dos primeiros computadores da IBM, o que elas faziam manualmente, passaram a fazer forma digitalizada, ou seja, se elas não se atualizassem estariam todas demitidas.


Estamos vivendo novamente essa era de novas profissões. Algumas já estão praticamente extintas. Por exemplo, os porteiros, estão sendo trocados por cartões magnéticos; empresas áreas já fazem checkins por aplicativos, bancos diminuíram suas agencias, e praticamente fazemos tudo por computador e assim por diante. Cada vez mais pertencemos ao mundo digital.


- Mas o que isso quer dizer na pratica?

Que os profissionais precisam se atualizarem e buscarem alternativas de trabalho. Uma forma para que isso aconteça, é bancarmos o professor ‘Pardal’, desenvolvendo sistemas que as empresas necessitem para aperfeiçoar seus serviços e produtos. Nos USA por exemplo, existe um aplicativo jurídico que auxilia qualquer cidadão a se defender ou buscar seus direitos, e sem a ajuda de um advogado presente. A profissão de advogado nos USA está sendo remodulada para assuntos mais complexos e aqui, no Brasil, não demorara acontecer a mesma coisa.


A dica é... Busque as novas profissões, estude, aprimore-se. Faça o diferente, seja único para se destacar frente aos demais candidatos, uma vez que as técnicas de Avaliação dos candidatados estão cada vez mais rigorosas e se aprimoram cada vez mais afunilando os processos é necessário que os profissionais se tornem experts.


Falar uma língua estrangeira, já se tornou normal para a nova geração, então fale duas ou três. Uma faculdade aos 22 anos, uma pós-graduação aos 23 para 24 anos, e, quem sabe mais uma faculdade que enriqueça seu currículo e que esteja dentro da linha que você escolheu para um plano de carreira. Aperfeiçoe-se com cursos técnicos, ou de extensão... abra o leque, mas não se perca.... Ser generalista é estar com a profissão alinhada aos subsistemas da área escolhida.


Texto Equipe SetoRH

Revista SetoRH Para Uma Melhor Gestão de Pessoas. 40ª Ed.

Imagem: Banco de Imagem internet

ANUNCIE


FORMAS DE PAGAMENTOS

SAC - PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

 

REPRESENTANTES

​© Copyright 2010/2019 - Todos os direitos reservados www.mostb.com