• MOSTB Editora

Poluição - Carvão - Energia Não Renovável



- Diferente do vegetal, o carvão mineral é uma fonte de energia não-renovável, é um combustível fóssil, extraído do solo através da mineração. É muito utilizado por ser uma matéria-prima barata e abundante, principalmente, como fonte de energia elétrica, aquecimento de máquinas em siderúrgicas, indústrias, na fabricação de plásticos, explosivos, inseticidas, fertilizantes, etc.


Porém a sua queima produz gases alto teor de poluentes e que jogados na atmosfera, transformam em dióxido de carbono. Esses gases poluentes contribuem com o aumento do efeito estufa em consequência o aquecimento global e a chuva ácida.


O homem é sua capacidade de destruir as riquezas naturais - Os países em desenvolvimento não são obrigados a cumprir as metas estipuladas pelo protocolo de Kyoto, mas sabe-se que esses são grandes e os principais emissores de gases poluentes. Sendo assim, muitas pretensões foram frustradas e a mudança que se esperava, ainda não aconteceu. O tratado tocou apenas a superfície do problema, com isso, espera-se que nos próximos anos, de acordo com um novo tratado, ou com uma ementa do Protocolo de Kyoto, haja uma relevante redução.


Por essas e outras razões, o carvão vegetal se mostra muito mais benéfico para o meio-ambiente, pois além de ajudar na redução de CO2, também ajuda na regeneração do oxigênio e sua produção emite uma porcentagem de gases poluentes muito inferior ao da produção do carvão mineral. Além disso, é uma ótima oportunidade para novos empregos, pois o número de pequenas e médias plantações de eucalipto cresce anualmente. Será?


O carvão vegetal é extraído do corte e queima das árvores, e, acredita-se que nossas árvores são fontes inesgotáveis, pois são replantadas. Mas estudos apontam que o solo se desgasta a cada replantio, tornando o mesmo infértil ao longo dos anos. Levando em consideração que uma árvore de eucalipto, por exemplo, para chegar a sua fase adulta leva em torno de 10 a 12 anos, chegamos a seguinte pergunta: - O espaço (território) devastado ficará cobertura verde por qual período? E, que impacto isso pode causar ao meio ambiente, uma vez que é sabido que o efeito estufa é causado pela falta de áreas verdes, consideradas os pulmões da terra?


O solo sofre degradação, principalmente quando esse tem o uso excessivo do solo, sem o tratamento adequado e para apenas um tipo de cultura , pode provocar sua infertilidade ou o chamado esgotamento dos solos.


Riquezas naturais, elas são esgotáveis quando não preservadas.


Conscientização para uma real preservação do planeta, esse é o nosso objetivo.


Texto/Imagem: Equipe MOSTB


A www.mostb.com não faz uso de impressão de revistas físicas.

Nós temos ação real de preservação do meio ambiente, nos sentimos orgulhos em sermos uma editora 100% digital.

Estamos fazendo a nossa parte!

ANUNCIE


FORMAS DE PAGAMENTOS

SAC - PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

 

REPRESENTANTES

​© Copyright 2010/2019 - Todos os direitos reservados www.mostb.com