• MOSTB Editora

Perfil Comportamental x Plano de Ação

O cérebro humano é composto por três importantes áreas capazes de influenciar o nosso comportamento. São três “sujeitos” carinhosamente identificados como: Realizador, Sonhador e Crítico, que correspondem respectivamente ao nosso cérebro Reptiliano, Sistema Límbico e Neocórtex.



O Realizador é aquele sujeito gente boa do tipo “pau pra toda obra”. Não pensa muito e trabalha quase que no piloto automático. Sob pressão reage instintivamente como um animal; para ele é lutar ou fugir. Tem uma família grande e marca presença quando o assunto é o “sexo”, afinal é uma das suas principais atividades. Já o Sonhador é do tipo intelectual, muito querido e cobiçado pelas pessoas. Pai da Criatividade e da Inovação. A família passa longos períodos no mundo da lua, mas quando retornam à terra, causam o maior frisson. São extremamente emocionais.


Completando o trio temos o Sr Crítico, individuo sempre muito exato em suas análises. A última palavra sempre é a dele. Não é muito popular. Vive sozinho, mas não desiste de conquistar para sempre sua amada: Senhorita Razão. Quando um dos “senhores” (um dos três cérebros) é mais estimulado que os outros, esse toma a liderança e passa a ter domínio sobre o nosso comportamento.


REALIZADOR no comando: somos guiados pelo Impulso;

SONHADOR: sentidos e sentimentos;

CRÍTICO: razão (dono da verdade) O comportamento dominante ideal é aquele onde existe equilíbrio na dominância. Neste momento entra em cena o Plano de Ação. Ferramenta muito usada no processo coaching que permite dentre outras o real e total controle de seus resultados.


Vem comigo....

- Para gerir uma equipe de valor e alcançar resultados positivos, o que faz um líder? Primeiro identifica os pontos fortes do liderado e o aloca em posições que favoreçam o seu melhor desempenho. Concorda?

De modo análogo funciona o Plano de Ação. Veja como:

Na liderança: Você nas outras posições (O Quê, Quem, Como, Onde, Quanto e Por que) delegue assim: Para atividade “O Quê”: escolha o Sonhador, o Crítico e o Realizador. Já para atividade “Quem”: Realizador O “Como”: deixe a cargo do Realizador e do Sonhador “Onde”: Sonhador Para o “Quanto” (quantidade e/ou Valor $): chame o Realizador Feche o plano com o “Por que”: convocando o Sr. Crítico Todos ocupados e você no controle da sua vida! “Somos o que repetidamente fazemos”.


Ah! Fica a dica: assista ao filme “Divertidamente” seu trio vai amar.





Texto: Eliana Dinis - CoachConsultor Associado na empresa People Training, Prestador de serviços na empresa Sebrae SP e Sócia na empresa Educa - Profissionais da Educação. Anterior: Abepex- Associação Brasileira de Executivos e Profissionais Experientes e Lukscolor.http://www,peopletraining.com.br

Articulista na revista SETOR RECURSOS HUMANOS Para Uma Melhor Gestão de Pessoas.http://www.mostb.com Imagem: Internet.

ANUNCIE


FORMAS DE PAGAMENTOS

SAC - PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

 

REPRESENTANTES

​© Copyright 2010/2019 - Todos os direitos reservados www.mostb.com