mostb editora                                                                                                     Revista Digital               mostb editora                                                                                                    
  • MOSTB Editora

OSCS PODEM SE INSCREVER PARA EDIÇÃO EMERGENCIAL DO PROGRAMA COMUNIDADE, PRESENTE!


Com o objetivo de apoiar as famílias mais vulneráveis aos impactos econômicos do coronavírus, Itaú Social financiará kits essenciais de consumo, como alimentos, produtos de higiene e gás de cozinha.

Estão abertas, até o 08 de maio, as inscrições para a edição emergencial do programa Comunidade, presente!, com o objetivo de apoiar as famílias vulneráveis aos impactos econômicos gerados pela pandemia de Covid-19. Por meio das organizações sociais da sociedade civil (OSCs), a fundação financiará kits com itens essenciais de consumo, como alimentos, produtos de higiene e gás de cozinha.

“O terceiro setor está cumprindo um papel fundamental para amenizar os impactos da Covid-19 no Brasil. O Itaú Social trabalha em parceria com as OSCs desde a sua fundação e acredita que elas conhecem com profundidade as necessidades do território em que atuam”, explica a gerente de Fomento do Itaú Social, Camila Feldberg.

Podem participar OSCs que atuam na área da educação e Associações de Pais e Mestres de Escolas Públicas, com no mínimo um ano de fundação. No ato da inscrição, é preciso informar o número de famílias que atenderá, os itens necessários para compor o kit de acordo com as demandas específicas da região e os valores de cada item orçado.

As famílias beneficiadas pelo programa receberão os itens essenciais por três meses. Os recursos serão alocados nas regiões mais impactadas pelo coronavírus. O valor de cada kit será de até R$ 300. Como forma de incentivar a economia local, as organizações deverão, prioritariamente, comprar os itens nos pequenos comércios da região onde estão localizadas. Elas também serão responsáveis pela distribuição dos kits.

As solicitações das OSCs serão analisadas de acordo com a situação da localidade e de quanto foi afetada pelo avanço da pandemia. Instituições que operam nas periferias terão prioridade. A seleção das OSCs está divida em etapas:

  • Cadastro no site https://comunidadepresente.itausocial.org.br/, no qual também é realizada a solicitação de apoio. Nesta etapa, é preciso cadastrar os documentos da organização;

  • análise preliminar do cadastro e da solicitação de apoio, quando o Itaú Social fará a checagem das informações e documentos, na medida em que as inscrições forem concluídas no sistema;

  • entrevista virtual entre OSC e equipe técnica do programa Comunidade, presente!;

  • análise final da solicitação de apoio, quando serão avaliadas a relevância, a situação do município no contexto do coronavírus, a consistência orçamentária, entre outros critérios;

  • trâmites de assinatura de minuta e recibo de doação. O Itaú Social fará o repasse em uma única parcela;

  • utilização do recurso e prestação de contas: as OSCs deverão enviar planilhas, relatórios, cópias de notas fiscais e recibos, além de fotos e vídeos que comprovam a ação.

Comunidade, presente! Desenvolvido desde 2006, o programa Comunidade, presente! disponibiliza recursos financeiros pontuais para a melhoria da infraestrutura de OSCs. São apoiadas demandas de aquisição de equipamentos, de materiais permanentes e pequenas reformas, se a organização tiver sede própria. Em 2019, foram contempladas 110 solicitações e destinados R$ 5,4 milhões.

Informação site ITAU

​© Copyright 2010/2020 - Todos os direitos reservados www.mostb.com

São José dos Campos. São Paulo. Brasil