mostb editora                                                                                                     Revista Digital               mostb editora                                                                                                    
 
  • MOSTB Editora

Open Banking, saiba mais e não caia em fraudes.

Fraudes bancárias é uma realidade no mundo real assim como no digital, no Brasil e no mundo. Os setores de seguranças de dados em diversas áreas, estão sempre em busca de inovação, mas o maior combate continua sendo a informação. Leia, busque atualizar seus conhecimentos.




Leia...


Dúvidas frequentes sobre Open Banking

1. O que é Open Banking?

O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, permitirá o compartilhamento de dados sobre produtos e informações financeiras. Isso será feito a partir da integração de plataformas e infraestruturas tecnológicas das instituições participantes e de outras empresas de serviços financeiros autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. O cliente é dono de seus próprios dados e é quem decide quando e com quem ele deseja compartilhá-los, desde que seja com finalidade ou finalidades específicas.


2. Quais são os benefícios do Open Banking?

Os usuários finais do setor financeiro ou de pagamentos poderão ter maior visibilidade e controle da sua vida financeira, além de potencialmente ganhar acesso às melhores ofertas e condições de produtos, entre outros benefícios que poderão ser oferecidos.


3. Como será o processo de implementação do Open Banking? E quais informações poderei compartilhar?

O Open Banking será implementado de forma gradual e faseada, iniciando-se com a disponibilização de informações das próprias instituições participantes sobre seus canais de atendimento e sobre produtos e serviços mais relevantes que oferecem à sociedade brasileira. Essa é a 1ª fase e não envolve o compartilhamento de dados dos usuários finais do sistema financeiro.


4. É possível fazer a inicialização dos pagamentos por uma outra instituição diferente da que mantém a minha conta

Sim. Mediante seu prévio consentimento, será possível iniciar o pagamento a partir de uma instituição prestadora de serviço de iniciação de transação de pagamento, conforme a regulamentação em vigor.


5. Quando poderei compartilhar os meus dados?

A partir da 2ª fase do Open Ba