mostb editora                                                                                                     Revista Digital               mostb editora                                                                                                    
 

OMPI Lança Curso Executivo sobre Propriedade Intelectual e Exportações

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) lançou Curso Executivo DL-730 sobre Propriedade Intelectual (PI) e Exportações.

O Diretor-Geral da OMPI, Daren Tang, agradeceu ao Brasil, à Colômbia e ao México pelo desenvolvimento conjunto do Curso Executivo à Distância sobre PI e Exportações (DL-730). Brasil, Colômbia e México solicitaram o desenvolvimento de um curso sobre PI e Exportações em 2019, após recomendações do Fórum de Líderes de Escritórios de PI da América Latina e Diretores de Agências de Promoção de Exportações. Os três países providenciaram os especialistas que prepararam o conteúdo do curso em linha a metodologia de ensino da Academia da OMPI.

O Curso Executivo DL-730 sobre Propriedade Intelectual (PI) e Exportações aborda os desafios comuns enfrentados na prática por exportadores e trabalhadores de agências de exportação, na região da América Latina e do Caribe. Por meio do uso de exemplos de casos reais e situacionais, o curso promove a conscientização sobre a importância da PI para o processo de exportação. O curso é oferecido em três línguas: português, inglês e espanhol.

Ao participar do curso, será aprendido:

  • Por que usar direitos de PI ao exportar

  • Como seus bens e serviços exportados podem ser reforçados por Direitos de Propriedade Intelectual (DPI)

  • Como aumentar o valor comercial de seus bens / serviços usando DPI

  • Como proteger seu comércio eletrônico ou presença online usando DPI em publicidade, marketing e venda de seus produtos / serviços ou de terceiros

  • Os melhores modelos de licenciamento para franquear seus negócios desenvolvidos localmente em mercados de exportação

  • Como otimizar geração de valor para clientes e obtenção de lucro em mercados de exportação por meio de DPI com empresas subsidiárias

Lembrando ainda as 10 (dez) coisas que você precisa saber saber sobre PI e Exportações Se você está pensando em exportar...

• Lembre-se que os Direitos de Propriedade Intelectual (DPI) podem aumentar o valor comercial de seus produtos e serviços porque eles representam propriedade, qualidade, reputação e experiência.

• Tenha certeza sobre os direitos de propriedade intelectual de sua empresa, tanto no mercado local como no exterior.

• Examine o produto de sua empresa. Diferencie seus DPI para a) os bens físicos; e b) os serviços que você exporta. Os DPI são ferramentas que protegem tanto os bens quanto os serviços que são essenciais para suas operações comerciais.

• No caso de obras protegidas por direitos autorais como livros, canções, filmes, jogos, imagens e sons, reconhecer os seus direitos autorais e os de terceiros, abrirá caminhos comerciais mutuamente lucrativos e evitará violações.

• Com relação a tecnologia ou know-how, como produtos desenvolvidos por você ou por terceiros, que podem ser protegidos por patentes, marcas ou desenhos industriais: os DPI trazem estabilidade na qual os consumidores podem confiar tanto localmente quanto no exterior.

• Produtos e/ou serviços baseados em produtos agrícolas/animais, ou ligados a um local geográfico que influencia nas suas características/qualidade: existem DPI especiais que permitem informar os consumidores no exterior, reforçando sua reputação e acesso ao mercado.

• Considere a criação de uma presença on-line para anunciar, comercializar e vender seus produtos/serviços ou os de terceiros. Seus DPI serão uma ferramenta chave ao lidar com distribuidores, empresas on-line e estabelecer relações de longo prazo com os consumidores.

• Ao conceder a terceiros no exterior o direito de vender seus produtos/serviços (franquia), existem modelos de licenciamento de DPI estandardizados e personalizados que são projetados para proporcionar segurança ao franquear seu negócio desenvolvido localmente para terceiros no exterior.

• Produtos baseados em inovação aberta, verifique se as licenças são válidas nos mercados-alvo.

• Por meio de subsidiárias que fabricam e vendem no exterior, seus DPI são a ferramenta principal para facilitar a proposta de valor ideal para o consumidor e gerar lucro no país de destino. WIPO FOR OFFICIAL USE ONLY Nota útil: Onde procurar ajuda em questões relacionadas a PI e Exportação Os exportadores podem receber assistência especializada em comércio internacional do seguinte: (i) Institutos nacionais e regionais de PI; (ii) Autoridades comerciais; (iii) Agências de promoção das exportações; (iv) Embaixadas nacionais; (v) Câmaras de Comércio; (vi) Assessoria Jurídica. Siga o Curso da Academia da OMPI DL-730 sobre PI e Exportações para saber mais sobre os tópicos acima.


No final do curso ainda será dado uma certificação.



Para mais informações e inscrição, acesso o link.


Fonte: Site Gov.br