• MOSTB Editora

O que é Certificação e como obtê-la?

O tempo está passando, certificar a sua empresa significa dar a ela: credibilidade e reconhecimento.


A certificação promove a conscientização voltada para a qualidade e as responsabilidades que todos devemos ter para uns com os outros e com o planeta.

Não sabe como fazer para obter a certificação da sua empresa?

Abaixo segue informações preliminares.


Certificação é um processo no qual uma entidade independente (3ª parte) avalia se determinado produto atende às normas técnicas. Esta avaliação se baseia em auditorias no processo produtivo, na coleta e em ensaios de amostras. O resultado satisfatório destas atividades leva à concessão da certificação e ao direito ao uso da Marca de Conformidade ABNT em seus produtos.


Diferente dos laudos e relatórios de ensaios, que servem para demonstrar que determinada amostra atende ou não uma norma técnica, a Certificação serve para garantir que a produção é controlada e que os produtos estão atendendo as normas técnicas continuamente.


A Certificação está disponível para qualquer empresa, nacional ou estrangeira, bastando que esta demonstre e garanta que seu processo produtivo é controlado e que seus produtos estão sendo fabricados em conformidade às normas.


Para que uma empresa possa obter a certificação, o primeiro passo é solicitar a certificação junto à ABNT através do e-mail certificacao@abnt.org.br. A ABNT irá encaminhar todos os documentos necessários para início do processo.

Não há dúvida que a Certificação ABNT destaca e diferencia a empresa, seus produtos e serviços, dos demais concorrentes, além de agregar valor à Marca e facilitar a introdução de novos produtos no mercado. Tecnicamente, garante a conformidade, qualidade e segurança, elevando o nível de produtos e serviços, reduzindo perdas e melhorando a gestão do processo produtivo.

1. O que é necessário para certificar um produto, serviço ou sistema? Inicialmente é necessário identificar se o produto ou serviço possui uma norma técnica que estabeleça os requisitos mínimos para garantir a conformidade. A ABNT possui acesso às mais variadas bases de dados de normas nacionais e estrangeiras e está à disposição das empresas para ajudar neste processo.Por fim, para que uma empresa possa certificar um produto ou serviço é necessário atender aos requisitos da norma técnica de referência, bem como dispor de instalações, pessoal, equipamentos e procedimentos documentados que permitam evidenciar que a empresa controla as atividades relacionadas ao objeto da sua certificação.


2. Como são estabelecidas as regras para certificação de um produto ou serviço?A ABNT possui uma experiência de quase 70 anos, desenvolvendo os mais variados programas de certificação e servindo de referência no mercado.Um Procedimento de Certificação se baseia em modelos internacionalmente adotados, sendo desenvolvido de forma a se adequar da melhor forma ao produto e ao processo produtivo que se pretende certificar.Quando a ABNT desenvolve um novo programa de certificação, busca-se ouvir a contribuição técnica das empresas solicitantes, assim como de auditores, laboratórios e especialistas, de forma a garantir transparência e isonomia ao processo.A ABNT possui um corpo técnico altamente qualificado e apto para atuar em todos os segmentos.


Principais benefícios da Certificação Promove o comprometimento com a qualidade;

  • É um método gerencial que lhe permite medir a melhoria continua do desenvolvimento do negócio;

  • Assegurar eficiência e eficácia do produto, serviço ou sistema;

  • Introduzir novos produtos e marcas no mercado;

  • Reduzir perdas no processo produtivo  e melhorar a sua gestão;

  • Diminuir controles e avaliações  por parte dos clientes;

  • Fazer frente à concorrência desleal;

  • Melhorar a imagem da organização e de seus produtos ou atividades junto aos seus clientes;

  • Assegurar que o produto, serviço ou sistema atende às normas;

  • Tornar a organização altamente competitiva com produtos em conformidade às normas técnicas.

ANUNCIE


FORMAS DE PAGAMENTOS

SAC - PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

 

REPRESENTANTES

​© Copyright 2010/2019 - Todos os direitos reservados www.mostb.com