• MOSTB Editora

LÍDER - COMO TRANSFORMAR O AMBIENTE DE TRABALHO

O local de trabalho pode ser bom ou ruim, motivador ou não, tudo vai depender da comunicação e da sinergia entre entre os colaboradores.



Nos últimos 20 anos passamos por muitas modificações sociais as quais interferem e refletem nas relações sociais, principalmente no que se referem ao meio corporativo. Levando em consideração as regras as quais somos educados dentro do seio familiar podemos ter mais ou menos facilidades na convivência em grupo.


A seguir direcionamos toda a nossa atenção as regras corporativas que são demonstradas e estabelecidas pelo líder que é o responsável direto pelo bom relacionamento entre os colaboradores no local de trabalho.

É muito mais comum do que parece, encontrarmos profissionais qualificados, sem motivação. Essa falta de motivação ou falta de entusiasmo no local de trabalho pode ter várias vertentes.

- Quais?

- Variam...A falta de motivação pode se dar por motivos pessoais ou conflitos de relacionamentos internos no local de trabalho. Sendo esse ultimo, podemos dizer que pode estar relacionado a falta de integração do colaborador com os colegas; como a inadequação ao cargo ou função exercita, ou ainda, podemos citar, e, vem sendo bem mais frequente nas organizações que, “Muitos colaboradores podem ficar desmotivados diante o estilo de gestão de seus líderes”.

Mas nem tudo está perdido!

A questão pode ser melhorada ou evitada quando se há líderes alinhados às boas práticas de recursos e nas relações humanas.


Atitudes negativas de um líder:

Quando as ações e as habilidades desenvolvidas pelos líderes não provoca o engajamento de seus subordinados:

  • Falta de motivação e não atingimento de metas;

  • Muito comum conflito na equipe;

  • Falta de cooperativismo;

  • Equipe sem foco;

  • Turnover frequente;

  • Desperdício de tempo;


Boas praticas de um líder:

Um líder, precisa estar atento as sua própria capacidade de persuasão. O respeito e a admiração são fatores essenciais para que um grupo siga seu líder de forma espontânea e engajada.

Entender que cada indivíduo possui um tipo de necessidade é o primeiro passo para que o ambiente no local de trabalho seja harmonioso. Não estamos falando em privilegiar alguns, mas sim, de como motivar diferentes pessoas para um mesmo objetivo comum. Estar atento as diferenças e saber alinha-las ao objetivo de todo o grupo.


Nesse caso podemos entender que, o bom líder tem sua personalidade voltada muito mais pelas suas habilidades e conhecimentos comportamentais do que pelos seus conhecimentos técnicos. Isso também quer dizer que: O bom líder sabe ouvir e está sempre disposto a ajudar. Possui sensibilidade e inteligência emocional sem se deixar envolver de forma pessoal.

Não é novo dizer que, “Para se educar, exige-se o exemplo”. Eu completo dizendo que, “Para conquistar exige-se o respeito, a ética e a integridade”. Se aplicarmos essas máximas as chances de se ter colaboradores mais engajados é quase certa. Digo quase, porque a formula de um ambiente de trabalho sem conflitos é praticamente impossível, uma vez que estamos falando de indivíduos com necessidades, valores morais e costumes sociais próprios.


Líder é ser como o personagem do conto, o Flautista de Hamelin, é saber tocar a boa música que agrade a todos os ouvidos.

AS 12 MAIORES CAUSAS DE

FRACASSO NA LIDERANÇA

1. Incapacidade de organizar detalhes.

2. Faltas de disposição para fazer aquilo que se pede para os outros fazerem.

3. Expectativa de pagamento pelo que se sabe, em vez de pelo que se realiza.

4. Medo da competição.

5. Ausência de pensamentos criativos.

6. Síndrome do “Eu”.

7. Excesso de licenciosidade

8. Deslealdade.

9. Ênfase demasiada na autoridade.

10. Ênfase demasiada no título.

11. Falta de sensibilidade para os efeitos de um ambiente de trabalho negativo.

12. A falta de bom senso.

- Os 12 maiores fracassos... texto extraído da Obra: “Socorro! Preciso de Motivação” – Luiz A. Martins

#líderes #gestão #motivaçãodequipe #desenvolvimentodeequipe #mostbconsultoria #mostbeditora #gestaodepessoas

ANUNCIE


FORMAS DE PAGAMENTOS

SAC - PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

 

REPRESENTANTES

​© Copyright 2010/2019 - Todos os direitos reservados www.mostb.com