mostb editora                                                                                                     Revista Digital               mostb editora                                                                                                    
 
  • MOSTB Editora

Fraudes Pela Internet


As fraudes pelas internet são realidade no Brasil e no mundo. A excessiva exposição que fazemos na internet nos leva, sem querer, fornecer dados sobre o nosso cotidiano, como também, dados pessoais e profissionais.



Sem perceber, ao preencher um simples cadastro digital, fornecemos endereço, em seguida CPF, data de nascimento e por aí vai. O mais bizarro disso tudo é que ninguém nos obriga a nada, nós mesmos é que fornecemos dados para cairmos em golpes digitais. Mas saiba que existem ferramentas que podem nos ajudar a nos proteger e onde e quando podemos confiar em um site.


Primeira dica - Fique atento ao cadeado que aparece do lado esquerdo, antes do endereço.



Segunda dica, Não navegue na internet sem um bom antivírus.


Terceira dica - Não acesse wi-fi (internet aberta), aquelas que são oferecidas em shoppings, praças, bares e restaurantes... Se já é fácil descobrir a senha de uma internet fechada, imagina invadir um aparelho com internet aberta... No aparelho de celular, ao receber mensagens que você não conhece o emissor, não abra.



Ao receber ligações “supostamente” de bancos ou qualquer outro lugar que te peçam número de documentos, data de nascimento ou nome completo ... Responsa que não se sente confortável em passar os dado solicitados. Se for de alguém dizendo que você está com uma dívida e precisam conferir os dados, nesse caso, você saberá se alguma conta está atrasada. Os golpistas sabem até o banco que temos conta etc., e fingem que estão conferindo dados, então, desconfie sempre.