• MOSTB Editora

Equipe de Alto Desempenho

Entendemos que o diagnóstico é essencial para o início da atuação.

ou da intervenção profissional.

- E como deve ser o diagnóstico realizado por um profissional de Recursos Humanos e, em especial, por um profissional que atua em Desenvolvimento Organizacional?

  • É de extrema importância que sejam verificadas e alinhadas as atividades, comparando-se com o planejamento realizado. Muito mais do que isso, o profissional precisará identificar o funcionamento das principais áreas da empresa para identificar os resultados esperados e alcançados. O desenho deve ser preciso e com lógica dos processos para que sejam de fácil entendimento, levando em consideração como são as relações na empresa e nas áreas em separados e também entre as mesmas.

  • Nessa análise estão inclusos os processos tecnológicos e humanos., incluindo sempre as lideranças e seus liderados.

  • Como visão geral da organização, será necessário identificar também o reconhecimento, a existência e a prática de valores, filosofia e da missão organizacional.


A prática da missão e visão de futuro da empresa.

Faça as perguntas:

- A empresa efetivamente prática as premissas identificadas em sua missão e visão?

- Como foi construído esse documento? Quem participou, somente diretoria, gerentes e gestores ou foi aberta a participação de diversos funcionários?

- Como se praticam a missão e a visão da empresa? Percebe-se que os funcionários, em todos os níveis, consideram esses valores ao desenvolverem seus projetos?

- É visível dos valores vividos na empresa. Os funcionários presam pelo estatuto criado e o praticam de forma natural.

- Quanto a percepção dos clientes em relação aos valores da empresa, estão claros? Os clientes percebem que os negócios são conduzidos de acordo com um código de conduta?

- Voltando para dentro da empresa... Como se dá a comunicação? Ela é limpa, sem ruídos. Rápida e eficiente? Ou existem pontos a serem revistos? Convoque os pares e subordinados, abra a essa discussão e tenha uma visão clara do tempo de resposta da comunicação. Se necessário construa um processo do zero, mas que seja eficiente. Não iremos dizer o que fazer aqui, pois para cada organização há uma necessidade de canal. Descubra o que melhor se encaixa para a empresa estudada.

O comportamento visual - O traje pode representar a necessidade de formalidade nas relações ou o contrário, também será verdadeiro. Se na empresa todos os ocupantes de posições de liderança, estarão todos constantemente com terno ou no mínimo com gravata. Uma empresa menos formal, o traje casual é permitido. Hoje vivemos um dilema comportamental e nas empresas não poderia ser diferente. Por essa razão, devemos aplicar regras no estatuto da Missão, Visão e Valores. Uma vez pronunciado o que pode se vestir, todos deverão seguir as regras.

_________________________

FASE DOIS

Vamos entender o quanto é importante o aprendizado dentro da organização. Colaboradores treinados e disciplinados para o mesmo processo produzem mais e com melhor qualidade.

Faça as perguntas:

- Há o reconhecimento, pelos funcionários, de que os líderes fazem a diferença em relação ao aprendizado deles para suas atividades/áreas?

- Como são as práticas de reconhecimentos?

- Com que frequência e naturalidade são reconhecidos as ações desenvolvidas pelos colaboradores?

Qual a eficácia e a expectativa quando se desenvolve um bom trabalho?

_________________________

FASE TRÊS

Motivação aplicada é mais que receber premiação financeira. A motivação está na valorização real do colaborador quanto profissional. Por anos pregou-se no meio coorporativo que as pessoas são substituíveis. Hoje, essa forma de pensar já não cabe mais. Cada pessoa tem o seu valor e com esse reconhecimento o colaborador se sete parte integral da organização.

Para que essa importância fique clara, e não subjetiva, aplica-se as questões:

- Os funcionários são constantemente orientações em relação ao que se espera deles ou assumem a iniciativa em relação ao que precisa ser feito?

- Diante de um problema qualquer, os colaboradores são consultados e convidados a participarem do processo de decisão para a melhoria?

- Os colaboradores possuem autonomia para uma tomada de decisão ou precisam perguntar o que precisa ser feito ?

- Os colaboradores se sentem parte do processo .e essenciais a organização que trabalham?

- Os colaboradores mantêm interesse pela organização como um todo ou somente querem fazer o seu?

- O contrário da questão acima. A Organização se interessa pelo o que o colaborador deseja para sim ou ela o enxerga apenas como uma peça para que a maquina funcione?

_________________________

FASE QUATRO

Um ambiente organizado e limpo agiliza e define os processos. O sistema 5S ainda é uma ferramenta muito eficaz para as organizações. E de fácil aplicabilidade.

Faça as perguntas e entenda como estão organizados os ambiente da empresa estudada.

- As áreas são minuciosamente organizadas, com os recursos necessários para realizar suas atividades?

- Percebe-se desorganização e constantes reclamações de falta de materiais?

- A limpeza é algo percebido ou em todos os locais ou não, o contrário é mais aparente?

- O mobiliário é bem-conservado ou demonstra má conservação?

- Os uniformes (dos funcionários que necessitam) são constantemente lavados e substituídos?

- Observam-se plantas e flores adornando o ambiente, elas recebem cuidados diários?

- A localização da empresa é adequada ao seu porte/segmento de atuação?

_______________________

FASE CINCO

Aqui faz se necessária uma análise também das localizações de filiais. Todo organização precisa ter boa estrutura física, e localização estratégica para atender tantos os processos internos como para facilitar os processos de clientes externos.

Questione:

- Quanto ao fluxo de material, onde estão localizadas as filiais da empresa?

- Há lógica em sua distribuição geográfica? Onde se localizam suas unidades fabris ou administrativas?

- Há coerência com o segmento de negócio da empresa?

- Onde são estocados os materiais da empresa?

- O custo do espaço para estocagem é compatível com o segmento da empresa?

- Quais os níveis de estoque dos materiais?

- Costuma existir falta de materiais constantemente ou o estoque chega a perder materiais por excesso de estoque?

- Existem refugos na empresa? Esses estão dentro do esperado ou os processos estão tendo excesso de perda de materiais e falta de controle da qualidade?

__________________________

As questões apresentadas nesse artigo são apenas um exemplo. Cada organização possui suas próprias necessidades de melhoria e/ou correções. Umas mais outras menos. O fato é, que a implantação dos códigos de Visão, Missão e Valores promovem uma maior credibilidade entre a chefia, líderes, colaboradores, fornecedores e clientes.

Por hora deixo a uma frase para sua reflexão

O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER. Peter Drucker

Texto: Linda Borges

Imagem: Banco de Imagem Internet


ANUNCIE


FORMAS DE PAGAMENTOS

SAC - PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

 

REPRESENTANTES

​© Copyright 2010/2019 - Todos os direitos reservados www.mostb.com