• MOSTB Editora

Cuidado com os golpes

A caixa Econômica assim como vários outras instituições financeiras alertam sobre os golpes praticados tanto na internet como com os boletos físicos.


Fique alerta! Segue algum



Falso link

Não clique em links enviados em nome da Caixa. A instituição não envia links por e-mail, SMS ou WhatsApp. Se você receber mensagens desse tipo, desconfie. Esses tipos de links podem ser vírus ou outras pragas que podem contaminar o seu dispositivo com objetivo de roubas suas informações pessoais e/ou bancárias.


Compra equivocada

Por telefone, o golpista pode se passar por um funcionário ou gerente da Caixa informando uma compra de valor elee crédito. Ao tentar confirmar seus dados pessoais, a pessoa solicita informações como número do cartão e CVC. Não informe esses dados por telefone, vá até uma agência para verificar a existência de atividades suspeitas no cartão.


Falsos Boletos

Boleto falsificado

Códigos de barra de títulos de cobranças podem ser adulterados pelos golpistas. O nome da empresa que aparece nos boletos e os valores cobrados confundem as vítimas que acreditam se tratar de uma cobrança real. Fique atento e em caso de dúvida entre em contato com sua agência bancária.


Empréstimo com pagamento antecipado

Se aproveitando de pessoas com dificuldades financeiras ou restrições de crédito, golpistas oferecem empréstimos com crédito fácil e liberação rápida do dinheiro. A vítima é orientada a depositar um determinado valor em uma conta bancária. Atenção: é proibido por lei o depósito de pagamento antecipado para liberação de empréstimo. No Banco Central você pode conferir todas as instituições autorizadas a conceder empréstimos.


Bilhete premiado

​A vítima é informada, geralmente pelo celular, que ganhou ou foi sorteada em falsos concursos e sorteios.Há casos nos quais os golpistas pedem também o depósito de algum valor a título de impostos, taxa de cadastro, protocolo, processamento, doação etc. Desconfie de situações muito favoráveis, e na dúvida, entre em contato com sua agência.


I

Doação irregular

Se passando por uma ONG, fundação ou creche, o estelionatário liga para vítima solicitação doações. Depois, informa um número de conta para depósitos dos valores, sendo os valores sacados imediatamente. Não faça depósitos em contas desconhecidas e procure saber primeiramente se a instituição existe.


Falsas centrais

Alguns golpistas procuram entrar em contato com os clientes se passando por empregados das centrais de cartões ou do banco, para obter informações e, assim, aplicar golpes. As verdadeiras Centrais de Segurança dos Cartões Caixa podem entrar em contato com você para confirmar transações, porém NUNCA pedem senha ou o número completo do cartão. Pedem apenas os quatro últimos dígitos.


Golpe da troca de cartão

Como funciona: O criminoso oferece ajuda no auto atendimento, se passando por empregado da CAIXA ou não, tendo contato com o cartão do cliente e a senha que ele está usando naquele momento de formaue, ao final da operação pretendida o cliente vai embora em posse de um cartão trocado pelo criminoso, que por sua vez permanece com o seu cartão e com a senha que tomou conhecimento no momento do auxílio prestado.


Como se prevenir: O cliente não deve jamais aceitar ou solicitar auxílio de terceiros, devendo, em caso de necessidade, solicitar a um empregado na agência. Não estando a agência aberta e alguém oferecer ajuda na operação pretendida, não aceite ou se ausente da presença da pessoa que a abordou.


Golpe da tela aberta

​Como funciona: O criminoso oferece ajuda no autoatendimento, se passando por empregado da CAIXA ou não, tendo contato com o cartão do cliente e a senha que ele está usando naquele momento, realizando rapidamente, na presença do cliente, transferências de valores para outras contas, sem que o cliente perceba.


Como se prevenir: O cliente não deve jamais aceitar ou solicitar auxílio de terceiros, devendo, em caso de necessidade, solicitar a um empregado na agência. Não estando a agência aberta e alguém oferecer ajuda na operação pretendida, não aceite ou se ausente da presença da pessoa que a abordou.


Golpe da retenção de cartão

​Como funciona: O cartão do cliente fica preso no terminal de autoatendimento por causa de um anteparo instalado pelo criminoso e cliente ao ligar para a o número indicado pelo golpista como central de atendimento da CAIXA liga na realidade para o criminoso que, sob pretexto de resolver seu problema, obtém do cliente sua senha.


Como se prevenir: No caso de retenção do cartão informar ao funcionário na agência que o cartão ficou retido no equipamento. Caso a agência esteja fechada, o cliente deverá entrar em contato com a central de atendimento CAIXA nos números 0800-726 0505 ou 3004-1105 onde poderá reportar a ocorrência com o seu cartão e optar por solicitar um bloqueio temporário ou o cancelamento com reemissão.


Golpe do Motoboy/Falsa Central/Compra Equivocada

​A Caixa não recolhe cartões destruídos. Se alguém ou alguma empresa se oferecer para isso, cuidado, pode ser um golpe. Saiba como não cair nessa armadilha.​


#golpesbancários #fiquedeolhonosgolpespela internet #mostbalerta #revistasdigitais #mídiasdigitais

ANUNCIE


FORMAS DE PAGAMENTOS

SAC - PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

 

REPRESENTANTES

​© Copyright 2010/2019 - Todos os direitos reservados www.mostb.com