mostb editora                                                                                                     Revista Digital               mostb editora                                                                                                    
 
  • MOSTB Editora

"Animus Abutendi" Abuso de autoridade.

Atualizado: 16 de set.



A arrogância de agente PF, em dizer que pode prender quem ele quiser. A agonia do rapaz em tentar saber o que ele fez para ser tratado como um marginal.

A prepotência de um profissional da justiça, que era para oferecer segurança se inverte. O agente Federal empurra, ele provoca em palavras sem justificativa… só repete “vou te prender, por desacato”.


E aí como fica uma situação como essa? As autoridades superiores fingem que não veem, e fica por isso mesmo, ou existe uma punição? É assim mesmo que funciona a Lei. O agente PF acorda e resolve prender alguém, foca em um rapaz, bem-vestido, mas tatuado, indo para o trabalho e pronto… é esse o estereótipo que buscam para ação “É esse que vou pegar hoje”.


O agente PF cometeu várias infrações:

- Ele não aceitou doc. digital apresentado pelo rapaz no aeroporto, que estava embarcando para ir para plataforma, trabalhar.

- Colocou a mão, empurrou e deu rasteira sem necessidade, para desequilibrar emocionalmente, mas o rapaz manteve a postura e continuoufilmando a agressão, exatamente por uma medida de proteção,

- O rapaz foi levado de camburão para PF, praça Mauá, onde permaneceu até que os adv. da empresa chegassem e constataram o abuso de poder do agente Federal. E onde, delegado de plantão, não tomou o depoimento do rapaz, mas queriam que ele assinasse o depoimento apenas com versão dos fatos do agente, agente PF agressor.

Não, o rapaz assinou, porque ele, é um cidadão trabalhador não fez nada além de estar tentando ir para o trabalho.


Como eu sei disso tudo. Eu Linda Borges, acompanheiessas filmagens, como as outras em tempo real, porque eu pedi para ele continuar filmando para que eu pudesse ver o que estava acontecendo e uma forma de ficar registrado o abuso, o despreparo e a arrogância do agente PF, e até por medida de segurança de vida do rapaz.


O agente Federal da imagem, Peter Aondoakaa Unongo, levantamos ser proprietário de duas empresas em seu nome, sendo uma delas convenientemente de transporte Aéreo. Possui 7 processos em seu nome. Diz em seu currículo ser Graduado em Ciências Náuticas, pela Marinha Mercante, no ano de 1990, mas não consta no quadro de alunos de formados. Diz Graduado em Direito, mas não tem OAB.


Para corroborar com o artigo Art. 1º. (...) § 1º As condutas descritas nesta Lei constituem crime de abuso de autoridade quando praticadas pelo agente com a finalidade específica de prejudicar outrem ou beneficiar a si mesmo ou a terceiro, ou, ainda, por mero CAPRICHO ou SATISFAÇÃO PESSOAL.


§ 2º A divergência na interpretação de lei ou na avaliação de fatos e provas não configura abuso de autoridade. *Capricho - 1 Vontade súbita e imprevisível; arbitrariedade, impulso, veneta, voluntariedade. 2 Apego excessivo a uma ideia, intenção ou opinião; insistência, obstinação, teimosia. Satisfação pessoal - Significado de Satisfação ...substantivo feminino Ação ou efeito de satisfazer, de causar ou de sentir prazer, contentamento. Prazer resultante da realização.


Ps. Devemos lembrar que não podemos e nem temos o direito de nos colocamos acima do outro, principalmente, impondo a vontade própria. Viver é um desafio. Relaciona-se com outrem é um aprendizado constante de se colocar no lugar do outro se, deixar que o ego, a arrogância domine as decisões. E como diz o dito “Quer conhecer uma pessoa? Dê-lhe o poder. Quer saber o quanto um indivíduo vale? Chegue ao seu preço".


Linda Borges.

Assista aqui o vídeo de um abuso de autoridade.


#abusodeautoridade #direitocivil #leisdosdireitoscivis #diretodeirevir